História dos Fenómenos do Entroncamento

Casa Carloto

A Casa Carloto, detentora da marca nacional Fenómenos do Entroncamento escreve agora a história de uma nova fase da marca e da linha de produtos dos Fenómenos do Entroncamento

Com esta aposta, a Casa Carloto pretende contribuir para a afirmação da Cidade do Entroncamento, ferroviária por excelência, como a terra dos fenómenos.

Os fenómenos do Entroncamento celebrizados desde os anos 50, até além-mar, pelas mãos do jornalista local Eduardo O.P. Brito e, décadas mais tarde, por Antero Fernandes.

Desde cedo, António Carloto de Castro, que se estabeleceu como comerciante no Entroncamento nos anos 50 do século XX, esteve atento às inúmeras histórias e relatos de acontecimentos e objetos fora do comum e decidiu eternizá-los e materializá-los numa coleção de copos.

Esta coleção mantém-se com um processo de aplicação de decalques por meio artesanal, até aos dias de hoje.

Para além desta coleção de copos, e seguindo a linha vintage que é uma das marcas dos Fenómenos do Entroncamento, a Casa Carloto criou uma linha que tem produtos para todas as idades, desde os bodies para bebé até às coleções para os amantes da cozinha.

No tempo em que a gare se enchia de passageiros, corria o século XX e um jornalista escrevia sobre os feitos bizarros que toda a gente lia com o prazer e vontade de conhecer o Entroncamento dos fenómenos

Como um melro branco se tornou algo extraordinário, talvez só a história o possa contar.

Como os relatos fenomenais que, uma vez a gaiola aberta, tornaram famosa a terra de um entroncamento das linhas do caminho-de-ferro, cruzamento de gentes e conversas, é História que é dever contar e preservar como património.

Durante décadas, não houve legume gigante ou curiosidade considerada “um fenómeno” que não viesse a seguir com o remate “… do Entroncamento” e um natural sorriso.

Hoje, orgulhar-se desta memória coletiva, da cultura de vizinhança, é renovar o espírito positivo de uma vida de comunidade, o ambiente propício ao seu surgimento.

De todos os fenómenos, publicados nos jornais da época, ouvidos nos espaços de convívio e no comércio local, ficaram célebres os que a Casa Carloto selecionou, em séries de copos que, ao longo dos anos, se encontravam na loja de produtos para o lar e que, numa abordagem moderna, sem perder o cariz de origem numa das mais antigas montras do comércio entroncamentense, se converteram numa gama de produtos utilitários, de coleção de fabrico exclusivo da Casa Carloto, no Entroncamento, para todos os gostos, usos e necessidades, com a marca genuína da “terra dos fenómenos”.